By the Way, havia um inglês no meio do caminho

11/12/2008

Dilemas ideológicos: quando fui estudar cinema…

Filed under: experiências,modelos de vida — sabinemendesmoura @ 01:51
Tags: , , ,

A rejeição total a meu amado inglês começa quando passo no vestibular para fazer cinema em uma universidade pública no Rio de Janeiro. Uma universidade de esquerda onde a primeira coisa que eu percebo é que não é legal ficar falando dos Estados Unidos ou do inglês. Na verdade, é o maior mico! Quase tenho de pedir desculpas por ter feito a minha tão sonhada viagem à Florida. “Desculpa, gente, eu nem queria… Preferia Paris. Mas sabe como é família? Eles não entendem nada de ser cult e eu não tive escolha!”.

Eu não sabia nada sobre cinema brasileiro. Nada! Na verdade, eu não sabia nada sobre nenhum filme que não fosse americano. Meus colegas entravam querendo ser os próximos baluartes de um Cinema Novo, reinventar a nouvelle vague ou o expressionismo alemão. E eu dizia: “hein?”. Perguntavam-me sobre meus filmes favoritos e eu tinha de me apegar a uma meia dúzia de títulos em qualquer língua que não fosse inglês. Porque se eu falasse de blockbusters, de campeões de bilheteria…Nossa! Era o fim da picada! Claro que, como pessoa dedicada e super estudiosa que sou, em poucos meses eu tinha mudado completamente o meu discurso. Morram os americanos! Longa vida a qualquer cinema que não gere lucro! Eu que sempre gostei de filmes legendados para ouvir as vozes reais dos atores e poder praticar me via cercada de teorias sobre como somos inferiorizados e colonizados e apáticos e como o cinema americano deveria ser no mínimo dublado! Viva o português! Viva a nossa língua!

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

