By the Way, havia um inglês no meio do caminho

11/12/2008

Escola

Filed under: aprender,experiências,língua inglesa — sabinemendesmoura @ 01:12
Tags: ,

A primeira aula de inglês na escola em que não fui obrigada a repetir “ball” ou “the book is on the table” foi na primeira série. Como estudante CDF que era, lembro de ter me preparado com antecedência abrindo o livro (que era de um curso de inglês onde posteriormente vim a dar aula) e sentindo o cheiro das folhas novinhas, examinando cada gravura na tentativa de entender os significados das frases acima de cada desenho. A primeira lição era bem óbvia: ensinava a dizer “oi” e “tchau” e “como vai?”, entre outros clássicos da conversation. Ao deparar-me com a frase “Bye-bye, Daniel”, eu fiquei encantada e logo comecei a praticar para que, quando a professora pedisse para que alguém lesse a frase, eu fosse a primeira a levantar a mão

Então, aqui estamos. Primeira aula de inglês. Será que alguém pode ler? E eu começo: “Biê-biê, Daniel! Biê-biê, Alice!” Vergonha profunda! Como poderia eu saber que bye-bye se lia bai-bai? Os tempos eram outros! Não se ouvia tantas músicas em inglês quanto hoje, não se tinha acesso às letras e traduções instantaneamente, videoclipes eram algo que estreava na televisão aberta e que nós víamos uma vez ou outra, quando repetia e apenas em alguns horários. Ouvíamos rádio e as músicas que eu mais prezava em língua inglesa eram as que compunham a trilha sonora internacional das novelas. Esses eram os discos que eu tinha. Fora uma ou outra banda favorita de meu pai ou minha mãe. Logo, saber que o “ye” podia virar “ai” foi um choque! E eu nunca me esqueci do sentimento de humilhação e vergonha ao expressar minha ignorância sobre aquela língua que eu considerava tão especial e praticava tanto, a minha maneira.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.