By the Way, havia um inglês no meio do caminho

11/12/2008

Etapas da catequese

Filed under: aprender,experiências,modelos de vida — sabinemendesmoura @ 01:53
Tags: , , ,

Estava claro que o importante não era ter uma opinião. O importante era me adaptar ao lugar em que estava. E quem é que não sabe que o importante é agradar o professor em seus trabalhos, dizer o que ele quer ouvir, ser genial dentro do que ele considera certo e, ao mesmo tempo, construir a imagem de que somos descolados junto a nossos colegas de classe? Muita coisa havia mudado em termos de discurso, mas nada muito relevante em termos de prática. Eu estava fazendo a mesma coisa que fazia com minha família e na escola, só que, dessa vez, para agradar na faculdade.

Radicalizei! Em um ano eu só assistia filmes cult. Como vários dos textos considerados interessantes na área de cinema estavam em francês eu simplesmente tirei fotocópias e comecei a lê-los. Não, eu nunca estudei francês! Simplesmente percebi que conseguia ler. Só isso! Era uma época em que não se falava de inteligência lingüística e se eu a tivesse desenvolvido ou não, pouco importava. Mas aprendi mais uma coisa sobre outras línguas: quando você aprende a aprender um outro idioma, a terceira, quarta ou quinta língua é adquirida muito mais facilmente. Especialmente se você tem facilidade para a coisa. Era um orgulho secreto essa minha facilidade com o francês. Posteriormente, com o italiano que eu descobri que, da mesma maneira, simplesmente conseguia ler. Mas nada disso adiantava muito porque o que eu queria era ser cineasta. Ser professora jamais! Eu já não dizia isso em voz alta, porque em um ambiente preocupado com o conteúdo das produções audiovisuais e o papel educacional do cinema, os professores eram tidos em alta conta. Não era correto dizer que não tinha glamour! E eu podia muito bem fazer vários vídeos e filmes pintando professores como seres dignos, para levar esse conhecimento à massa, desde que eu não tivesse de me converter em um deles! Cruzes!

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

