By the Way, havia um inglês no meio do caminho

11/12/2008

Meu curso, minha vida…

Filed under: aprender,experiências,língua inglesa — sabinemendesmoura @ 01:18
Tags: , ,

Passei por dois cursos de inglês. O primeiro foi à falência, até onde sei não por minha culpa. Era um curso pequeno, sem essa coisa de milhares de filiais e método padronizado. Tinha uns livrinhos vermelhos e, meu Deus, como amei receber aqueles livrinhos! Decorei aqueles livrinhos, dormi em cima daqueles livrinhos. Tinha uma profunda paixão por aqueles livrinhos sem figuras com diálogos, mini-textos, gramática e exercícios. Ninguém precisava me pedir para fazer os exercícios. Fiquei nesse curso por três anos e passei por vários professores. Lembro-me de um deles, um jovem muito simpático e que me transmitia a sensação de que “sacava muito”, porque ia além do livro e falava de cultura, trazia músicas, falava da vida nos Estados Unidos e de particularidades da língua inglesa como grandes “sacadas”. Essa sensação de ser mais professor por ter “sacadas” sobre a língua sempre me acompanhou ao longo desses anos lecionando. As “sacadas”, e mais adiante falarei mais sobre elas, são como coisas que só você sabe, depois anos de intimidade, sobre a pessoa com quem se casou: Sabia que ele morde a escova de dente? Sabia que ele ronca e não gosta de couve? Pois é. Esses pequenos fatos do cotidiano para quem está casado com a Língua Inglesa se transformam em: Sabia que quando o verbo termina em “ould” é equivalente à nossa terminação “ia” de um desses pretéritos que não é perfeito? Sabia que final “ly” é equivalente ao nosso “mente” e transforma a palavra em advérbio como em casually/ casualmente? Sabia que em inglês não existe a palavra “saudade”? Coisas assim, ditas com carinho de quem convive, são utilizadas como marcas de que temos um relacionamento monogâmico e estável com a língua, sem separação de bens.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

