By the Way, havia um inglês no meio do caminho

11/12/2008

Não é que eu não fosse fluente…

Filed under: aprender,língua inglesa,Mercado de Trabalho — sabinemendesmoura @ 02:02
Tags: , ,

Não era bem isso, não! Neste ponto, aprendi uma outra lição importante, parecida com a da “moeda” na minha viagem: uma coisa é saber falar inglês e outra coisa é falar inglês para ensina-lo. Cada vez mais, eu me convencia de que, a cada situação nova que surgia na qual eu tinha de falar o idioma, eu tinha de reorganizar meus papéis, me reinventar e nesse processo ficava meio atordoada, já que era tudo tão novo. Nessas horas (era minha primeira experiência profissional!) o vocabulário vai embora. Some. Porque não basta aprender a palavra e o que ela significa, é preciso reaprender a palavra cada vez que temos de utiliza-la em um novo contexto. Claro que isso foi ficando muito mais rápido com o passar dos anos! O que não quer dizer que, até hoje, eu não sinta um frio na barriga antes de uma experiência nova e precise de um tempo para me ambientar, me acalmar, quando vou usar o inglês em um contexto diferente. Cada novo contexto, uma nova insegurança: a primeira vez como professora em treinamento, a primeira vez como professora dando aula, a primeira vez em cada curso novo, com cada grupo de pessoas, na sala da pós-graduação… A primeira vez falando com um americano de verdade… Lembro-me de ter me sentido assustada quando fui dar um treinamento pela primeira vez em inglês porque pensava: “Meu Deus, eu cheguei ao ponto em que meu inglês é referência para alguém! E se eu erro?” Mas, sinto que voltaremos a isso, mais adiante.

2 Comentários »

  1. Olá!

    Considero seu blog muito interessante e acredito que você gostaria de escrever sobre o site para o qual trabalho yappr.com, nele você pode praticar e aprender Inglês, enquanto se diverte.

    yappr.com tem curtos e divertidos vídeos clipes em Inglês com muitas ferramentas para torná-los mais fáceis de usar como conteúdo para aprender essa língua . Cada vídeo tem legendas em Inglês, legendas em português, a habilidade de facilmente repetir cada frase, e ainda tem uma segunda gravação de áudio pronunciado devagar e com clareza.. Estas ferramentas tornam compreensíveis os conteúdos para estudantes de nível intermediário ou principiantes e ajudam muito para o desenvolvimento do listening e do reading. Todos os dias novos vídeos são colocados no site, eles podem ser vídeos de música contemporânea, eventos atuais e de moda, desenhos animados, propaganda e muito mais.

    Convidou você a visitar, revisar e recomendar a seus leitores /membros de seu blog. Acredito que yappr.com seria de grande interesse para os leitores /membros. Você estaria disposto a rever o site e deixar seus leitores /membros saber sobre ele? Além disso, se você estiver interessado, podemos fazer uma troca de links.

    Por favor, escreva-me para saber se você está interessado nela. Estou disponível para responder a quaisquer perguntas que você tiver; você também pode ler no blog da yappr.com (http://yappr.blogspot.com/) ou entre em contato com ele para obter mais informação.

    Atenciosamente.

    Wilber Chavez
    wchavez@yappr.com
    http://www.yappr.com

    Comentário por wilber — 24/12/2008 @ 20:22 | Responder

    • Olá, Wilber e todo mundo!

      Muito legal o site: já estou colocando o link aqui na minha galeria!

      Obrigada pela visita e, com certeza, aparecerei por lá!

      Comentário por sabinemendes1 — 31/12/2008 @ 18:48 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

