By the Way, havia um inglês no meio do caminho

11/12/2008

Totalmente alien… como em “alienada”

Filed under: experiências,modelos de vida — sabinemendesmoura @ 01:17
Tags: , , ,

Foram anos de doce alienação, um mundo politicamente incorreto, com o qual eu sonhava sem pretensões políticas de nenhuma forma, cor ou identidade. Sim, os americanos são melhores do que nós. Basta assistir aos filmes, ouvir suas músicas, ver como são sofisticados. Basta perceber a diferença entre Nova Iorque e o Rio de Janeiro (e este último que se exploda). Basta ver como no final dos filmes tudo dá certo. Eu não queria dinheiro, não queria poder: Queria simplesmente o prestígio de estar no time vencedor. Tinha vergonha da minha terra, da minha gente. Vergonha da minha língua eu nunca tive, pois sempre adorei ler e cresci cercada de clássicos da literatura que eu devorava impiedosamente. A vergonha vinha com a sensação de ter nascido no lugar errado. Um lugar que não era cool e muito menos groovy, ou seja, nem legal, nem abalando as estruturas, nem com gingado. Eu tinha um sentimento patriótico sim, ouvindo a matéria de Estudos Sociais e acreditando nas belezas e riquezas dessa terra onde “tudo o que se planta, dá”, mas esse discurso era permeado pela frase: “Podem falar o que quiserem, mas os americanos é que estão certos. Vê como lá tudo funciona, como as pessoas trabalham, como todo mundo tem sua casinha e suas roupinhas?!”. Afinal de contas, meu país era subdesenvolvido! E eu queria que ele se desenvolvesse, como boa brasileira que era. Achava que, tendo os Estados Unidos como modelo de perfeição, eu estava, no fundo, sendo uma boa brasileira.

Antes que me linchem gostaria de dizer que essa opinião mudou radicalmente com o passar dos anos. Mas, isso é coisa para uma outra postagem…

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

