By the Way, havia um inglês no meio do caminho

11/12/2008

Útil versus Fútil: maquinações de uma mente maniqueísta.

Filed under: experiências,modelos de vida — sabinemendesmoura @ 01:54
Tags: , , , ,

Na verdade, o primeiro vídeo que roteirizei e dirigi era justamente sobre um triângulo amoroso entre dois professores e uma aluna. Os professores eram bem caricatos, o estereótipo mais comum do professor de Literatura viajante e poético e a professora de matemática, lógica e fria. Fui escrevendo meus roteiros, participando de produções dos outros. Meu grande sonho passou a ser estudar em Cuba e eu dizia isso a todos. De querer estudar nos Estados Unidos a querer vivenciar o socialismo cubano foi um longo e conflituoso caminho.

Eu só tinha dois problemas com essa história de ser cineasta: a necessidade de ser útil (eu mesma) e a necessidade de fazer filmes que comunicassem alguma coisa útil a alguém. Um professor muito querido, já falecido, e que me deixou ótimas lembranças, dizia que havia muitos filmes na faculdade estilo “meu umbigo fora de foco”. Ou seja, filmes sem pé nem cabeça que só o cara e a mãe do cara que fez vão assistir com orgulho. Eu queria que meus filmes ensinassem alguma coisa, transmitissem alguma mensagem. Achava estranha essa coisa da arte pela arte e até tentei curtir isso e fazer uns vídeos que eram “viagens estéticas”, mas ficava sempre com uma grande sensação de vazio no fim. Eu pensava: o cinema pode ser político, o cinema pode ser instrutivo, o cinema pode ser… E percebo que, desde então, eu já queria ensinar alguma coisa.

Mas sala? Giz? Cadernos e cópias? Nem pensar! Vamos ensinar nos lugares onde realmente se aprendem, ou seja, fora da escola! Nem precisei pensar muito para descobrir que a escola não fazia muita diferença.

Estão percebendo, não é?

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: