By the Way, havia um inglês no meio do caminho

16/12/2008

“Envilecida”: redações escolares servem SIM para alguma coisa!

O ministério da saúde adverte: A estratégia a seguir foi bolada por uma menina insegura de 19 anos que tinha que dar aula para “alunos-que-testam” que, muitas vezes, tinham o dobro de sua idade.

Quando eu estava na oitava série, fiz uma redação sobre os retirantes (baseada em uma foto que a professora apresentou). Tinha acabado de descobrir uma palavra nova em português – envilecida – e queria estreá-la em texto próprio. Pois bem, minha redação teve nota máxima, mas gerou um comentário (um circular de caneta vermelha) quanto à palavra envilecida, que foi corrigida para envelhecida. Certa do equívoco e munida de dicionário, apresento à professora a palavra nova e fico toda boba por conhecer vocabulário que ela desconhecia. Ganho muitos elogios e ganho o mês!!!

Sei, sei, metida a besta eu!

E o que isso tem a ver com provar minha competência dando aulas de inglês? Simples – toda vez que um aluno me testava, perguntando uma palavra que eu não soubesse em inglês, eu travava o seguinte diálogo/batalha de egos:
(eu) Você é fluente em Português?
(aluno-que-testa) Sim, claro!
(eu) Sabe o que quer dizer “envilecida”?
(aluno-que-testa/ 3 variações de resposta) “Você não quer dizer envelhecida?” ou “Sei, sei…quer dizer (aqui ele dizia uma coisa qualquer)” ou “Humm, bem, não sei…”
(eu) Quer dizer “tornada vil”. Portanto, você é fluente em português e nem por isso sabe todas as palavras e eu sou fluente em inglês e nem por isso sei todas as palavras. Mas eu sou fluente em inglês e você não é, por isso, deixa eu te ajudar”.
Xeque-mate.

O nível de crueldade/requinte/avacalhação dependia muito do nível de crueldade/requinte/avacalhação do aluno-que-testa.

Eu sei, gente…Mas foi o que deu pra inventar na época…

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

