By the Way, havia um inglês no meio do caminho

18/12/2008

Recordações (propriamente ditas) de uma era pré-internet

Qualquer professor que esteja na praça há pelo menos dez ou quinze anos (ou mais) sabe porque esse assunto é relevante! Por isso, postarei um pouco acerca do tema.

Eu comecei a usar a palavra computador (sem estar me referindo às histórias de Natal de meu avô em que ele contava como marcava placas de metal para alimentar máquinas do tamanho de uma sala), durante a faculdade (1997-1999).

Comecei a usar a palavra internet em discursos alarmados em que discutia como o computador (através da anteriormente mencionada net) sugaria a alma (tal qual zumbi comedor de cérebros) de todos aqueles que dele se aproximassem com um objetivo maior do que usar o editor de textos. Minha defesa da tese (batida!) “o computador acaba com a humanidade em nós” era algo conhecido por todos, bem como meu relacionamento íntimo com artefatos pré-históricos como: canetas de variadas cores e formas, cadernos, máquinas de escrever, etc. (Lembrança mais antiga: eu, aos nove anos, sentada diante de uma máquina de escrever, sem conseguir completar uma folha, pois não sabia usá-la. Florestas inteiras morreram antes de que eu desenvolvesse qualquer consciência ecológica!)

É por essas e outras, minha gente, que quando eu vejo, ainda hoje, certos discursos inflamados endemonizando a net eu paro, sorrio e me identifico. Temos uma expressão em inglês: “Been there, done that” (algo como “Já estive lá, já fiz isso”, equivalente ao nosso “Sei bem o que é isso”).

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

