By the Way, havia um inglês no meio do caminho

19/12/2008

Não suspirem mais, damas…

No ensino médio, tive uma amiga extremamente culta. Na verdade, éramos um trio que compartilhava saberes/lanches sob a escada do pátio do recreio. Ainda mais próxima da verdade, uma de minhas maiores utilidades no grupo era “servir como rádio”. Como eu cantava – e quando isso acontecia ninguém saía correndo – era costume chamar-me para pedir músicas em inglês (Canta aquela, canta aquela assim assado!) e eu gostava do papel. No mais, cumpria a função de pessoa embasbacada que ouvia tudo o que elas tinham a dizer.

Essa minha amiga – que posteriormente formou-se em Medicina e foi morar em outra cidade (Saudades!) – lia Freud no original, conhecia Kafka, era versada em temas diversos – dos quais não me lembro bem porque, provavelmente, estavam além da minha capacidade de compreensão naquela época – e foi a primeira pessoa a chamar minha atenção em relação a Shakespeare.

Foi ela quem me levou a assistir o filme baseado em sua peça “Muito Barulho por Nada”. Cantávamos pelos corredores do ensino médio: “Sight no more, ladies, sight no more… Men were deceivers ever”/ “Não suspirem mais, damas, não suspirem mais…Os homens sempre foram enganadores”.

E essa realidade estava materializando-se novamente em forma de aula de Literatura I do curso de formação de professores. Foi quando percebi o quanto havia de “aula de Literatura” em todos os filmes, textos, piadas, músicas e citações de que eu tanto gostava.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

