By the Way, havia um inglês no meio do caminho

16/05/2009

Formas sutis de violência: quando encurralado…

Filed under: aprender,experiências,língua inglesa — sabinemendesmoura @ 03:10
Tags:

…encurrale os demais!

Eu queria que meus alunos gostassem de mim e por isso tinha medo de dizer algumas coisas que acreditava que eles precisavam ouvir. Exemplo concreto: tive uma aluna que se apaixonou por um menino da sala e, às vezes, se empolgava muito em sua presença, ficava descontrolada do alto de sua pré-adolescência e acabava atrapalhando a aula.

Eu preferia justificar mentalmente sua atitude – cujo motivo já conhecia – dizendo que era fase, que passava, que era assim mesmo, não era nada grave, não era culpa minha, etc etc etc Ou seja, daria meu salário (bem, talvez não todo, mas boa parte) para tirar meu time de campo e deixar rolar.

Porém, sabia que certos limites se faziam necessários!

Então, não que eu soubesse na época, eu acabava sendo sutilmente violenta. “Sacaneava” para usar uma expressão da minha época. Nada pesado, nem expondo sua afeição. Coisas como: “Tá animadinha hoje, hein?”, “Por favor, agora precisamos que ALGUÉM pare de falar!”. Queria que vocês fossem mosquitinhos naquela época para verem como eu falava porque as frases podem parecer até engraçadinhas, mas o tom era sarcástico.

E por quê? Porque eu supostamente estava me defendendo de perder a afeição deles. Porque a única maneira de fazer isso era me colocar de alguma forma “mais esperta e superior”. Eu não sabia que era isso que eu estava fazendo, naquela época. Só sentia um gostinho amargo e uma sensação interna de que não era por aí que a banda deveria tocar.

E o pior é que nem sempre essas táticas eram efetivas: protegiam meu ego, sim, faziam com que os alunos se calassem sim, mas não ensinavam a eles sobre os limites e o porquê de sua necessidade.

Entendem?

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

